terça-feira, 11 de outubro de 2011

PROJETO HORTA ESCOLAR E PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS

INTRODUÇÃO

Este projeto pretende mostrar para alunos e comunidade escolar envolvida que além de importante para escola e propriedade rural em geral, a horta permite o aproveitamento de restos de lavouras, estercos e outros resíduos orgânicos, que corretamente tratados, poderão ser aproveitados como adubo para as hortaliças, atendendo ao conceito de produção sustentável.
A natureza é um recurso da qual o homem pode usufruir das diversas maneiras, principalmente na exploração do meio ambiente.
A agro ecologia é uma abordagem da agricultura que integra diversos aspectos econômicos, sociais, e dessa maneira educando as gerações futuras, da importância de consumir verduras e legumes naturais sem agredir o meio ambiente.
O município de Segredo está localizado na região centro Serra do estado do Rio Grande do Sul, distante aproximadamente 250 km da capital e tem uma população de 6.913 habitantes. A economia do município é baseada na agricultura familiar, onde se trabalha de “sol a sol”, como se costuma dizer na região. Destacando – se a produção de fumo, feijão e milho. Especialmente a cultura do fumo, pelas suas características, necessita um grande acompanhamento de mão de obra absorvendo toda a família na sua condução em grande parte do ano civil. Este fator aliado a busca do produtor em cultivar a cada ano uma maior área da cultura, leva os produtores a negligenciar no cultivo de outros produtos necessários a alimentação de sua família.
O município de segredo, através da EMATER/RS – Ascar e Prefeitura Municipal, têm ao longo dos últimos anos empenhado grandes esforços no desenvolvimento de um programa de Educação Ambiental – “Programa Educação Ambiental Sem segredo” envolvendo os professores da rede municipal e estadual de ensino.
Optou – se em desenvolver este projeto junto a escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Bruno Ensslin, localizada e, Linha Figueira, distante 9 quilômetros da sede.


JUSTIFICATIVA

Considerando que
• Surgiu a necessidade de se ter alimentos diversificados na merenda escolar como fonte de proteínas, auxílio alimentar e o cuidado com a saúde;
• A situação atual do pátio da escolar, onde está inserida a horta, é um local que está sendo organizado;
• A horta escolar é localizada na escola Municipal de ensino Fundamental Otto Bruno Ensslin;
• O tema Educação Ambiental e Horta Escolar é trabalhado dentro de todas as disciplinas, sendo que os alunos estão sensibilizando – se de sua importância;
• O Grupo Ambiental Ipê Amarelo irá participar de oficinas sobre Horta Escolar;
• Considera – se também que a educação para a gestão ambiental tem um potencial para a formação e o exercício da cidadania e que cabe a administração municipal através das escolas, internalizar esta questão e proporcionar uma educação para o desenvolvimento sustentável.
• A maioria das famílias desta região não possui uma horta e não tem o hábito de consumir hortaliças ou não sabe como aproveitar as mesmas, o que melhoraria a qualidade da alimentação, promoveria mais saúde evitando muitas doenças, com reflexos positivos na economia, os gastos com alimentos;
• Dentre as várias possibilidades de ações de segurança alimentar, o acesso à boa alimentação, a qualidade dos alimentos, além da questão da participação de toda comunidade escolar em tempo em que a comunidade poderá aferir ganhos por sua dedicação;
• Almeja – se, com estes procedimentos, transferir o entendimento que quanto mais se aproveitar as possibilidades nutricionais dos alimentos, mais a biologia do nosso organismo e o meio ambiente se beneficiará.


OBJETIVO GERAL

• Promover a Educação Ambiental, qualidade de vida e o exercício da cidadania na comunidade escolar de abrangência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Wolff;
• Incentivar os alunos na prática das hortas, promovendo a divulgação dessa idéia na localidade onde a escola está inserida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Promover atitudes, capacidades e condutas éticas que permitam uma melhor relação com o ambiente natural;
• Promover processos que estimulem a construção da interdisciplinaridade entre os docentes assim como seus engajamentos com as questões do meio em que vivem;
• Estimular a preservação da biodiversidade local, assim como, resgatar o uso de alimentos e ervas medicinais, condimentares e aromáticas;
• Incorporar aos hábitos alimentares o uso de alimentos produzidos em horta doméstica bem como o aproveitamento integral de frutas e legumes;
• Transmitir o ensinamento do preparo de múltiplas receitas com os alimentos produzidos em locais manejados de forma orgânica e sustentável;
• Realizar trabalhos interdisciplinares envolvendo o tema do projeto;
• Integrar o Grupo Ambiental no projeto da escola;
• Realizar mutirões com pais, alunos e professores para o desenvolvimento das atividades da horta;
• Preparar as receitas que foram trabalhadas na sala de aula para os alunos aprenderem e saborearem;
• Realizar um questionário (pesquisa) sobre as hortas em suas casas;
• Realizar trabalhos de pesquisa a respeito do solo, do espaço, relevo e vegetação do ambiente da horta escolar;
• Realizar trabalhos de pesquisas sobre os benefícios de uma alimentação saudável;

METODOLOGIA

• Reunião com pais, alunos e professores para a realização das atividades do projeto;
• Seleção e plantação das mudas;
• Envolvimento do grupo Ambiental Ipê amarelo em oficinas abordando o assunto discutido no projeto;
• Integração do tema nos conteúdos das diversas disciplinas, buscando o desenvolvimento da interdisciplinaridade;
• Realizar saída à campo para visitação na horta escolar com os alunos do currículo por atividades;
• Montagem de peças teatrais envolvendo o tema horta escolar;
• Confeccionar álbum herbário com as propriedades de cada planta;
• Realização e desenvolvimento de um projeto de saúde bucal sobre as propriedades das plantas e seus benefícios na saúde;
• Confecção de um livrinho de receitas sobre os alimentos produzidos na horta;
• Elaboração de paródias, textos, histórias em quadrinhos, desenhos, cartazes e dramatizações a respeito deste projeto;

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