quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Interação Mediada por Computador

Hoje as ciências da informação e comunicação têm como objetivo estabelecer uma relação mútua entre as áreas, no intuito de garantir acessibilidade e uma interação cada vez mais rápida através do computador. Neste sentido as novas tecnologias nas últimas décadas têm se evidenciado, em especial as TICs que nos últimos anos está diretamente ligada às tecnologias da informação que otimiza, coleta, organiza, armazena, interpreta e transmite em poucos segundos as noticias para o mundo todo através da internet e da inclusão digital.
O uso do computador em sala de aula facilita a construção da cidadania e da emancipação do indivíduo, mas para que isso ocorra, nós precisamos estar bem preparados para ajudar desenvolver essas habilidades nos nossos alunos. Também é de fundamental importância, avaliarmos os pontos positivos e negativos do uso dessas tecnologias em nossas aulas. A tecnologia precisa ser entendida e usada como criação e potencialidade, no contexto educacional, porém se não possuirmos habilidades para explorar e usar esse recurso corretamente, nada adiantará.
Na educação à distância a internet tornou-se um recurso muito importante, pois o aluno torna-se responsável pela própria aprendizagem, desenvolvendo-a de forma colaborativa através do intercâmbio de informações. Nesse processo de aprendizagem o professor passa a assumir uma nova função, a de orientador da pesquisa e facilitador da aprendizagem; ele deixa de monopolizar os debates, uma vez que não é mais o único detentor do conhecimento.

3 comentários:

  1. Concordo com você! De nada adianta utilizarmos essas tecnologias de forma errada. Precisamos ser criativos, mediadores e incentivadores, para assim conseguirmos uma melhor interação para a construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do teu blog! Eu estava na tua escola a três semanas atrás, trabalhando uma palestra motivacional com o Ronan Mairese. Gostei muito desta escola do Segredo.
    Legal os projetos que vc trabalha aí na escola. Parabéns!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Vou ser tua seguidora... me segue tb... bjo

    ResponderExcluir