quinta-feira, 20 de outubro de 2011

GRUPO AMBIENTAL IPÊ AMARELO


GRUPO AMBIENTAL IPÊ AMARELO
EMEF WALDEMAR WOLFF-SEGREDO/RS
RELATORA: TATIANE DE CAMARGO RÖHRS


Trabalho na Escola Municipal Waldemar Wolff situada na localidade de Três Vendas-Segredo onde possui um grupo ambiental de 20 alunos de 5ª a 8ª séries; o GRUPO AMBIENTAL realiza atividades na escola e atua na sensibilização da comunidade a respeito da preservação do Meio Ambiente, bem como desenvolve o projeto Horta Escolar inserida no contexto escolar.
Dentre as atividades do Grupo Ambiental Ipê Amarelo do qual faço parte, destacam-se: confecção de cartazes, slogans, painéis e pesquisas, placas educacionais, participação em seminários, trabalhos e experimentos na horta escolar modelo, saídas de campo, coleta de sementes promovida pelo Projeto Verde é Vida da AFUBRA, com o objetivo de garantir e conservar diferentes espécies nativas, evitando a extinção.
Com este objetivo estão sendo realizadas várias atividades de sensibilização, desde a prática de coleta, identificação, seleção, secagem, armazenamento até o encaminhamento para a Associação dos Fumicultores do Brasil-AFUBRA.
Para incentivar a coleta, em cada final de ano são sorteados prêmios para quem colaborou com o projeto. Além disso, é elaborada e desenvolvida uma gincana de coleta de sementes, sendo que a série que conseguir maior quantidade e variedade é presenteada com excursões oferecida pela escola.
O Grupo Ambiental Ipê Amarelo tem se dedicado ao estudo das plantas medicinais e das hortaliças. Com o incentivo e orientação da professora coordenadora Tatiane de Camargo Röhrs o grupo busca resgatar a medicina popular da comunidade de Três Vendas, através da confecção de um álbum herbário das plantas mais utilizadas na localidade; (abordando sua indicação, modo de usar, parte da planta utilizada...).
Os alunos do grupo ambiental demonstram grande interesse sobre o assunto; tanto as plantas medicinais cultivadas no horto, nas hortaliças cultivadas por eles quanto no álbum herbário que ajudam na sensibilização sobre a correta identificação, evitando intoxicação.
A professora e a escola incentivam este grupo ambiental, pois acreditam que os alunos são os melhores multiplicadores de valores voltados à sensibilização ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário