quarta-feira, 6 de maio de 2009

A PRÁTICA DA INCLUSÃO, HOJE, NO CONTEXTO DA SOCIEDADE E DA ESCOLA, EXISTE PARA ALÉM DAS LEIS?

Hoje em dia a palavra inclusão tem tomado conta dos espaços principalmente das mídias, já virou um modismo muito discutido na atualidade, principalmente pelos governantes, muito já evoluímos, na busca de defesa e garantia dos direitos dos seres humanos com necessidades especiais, que acima de tudo são cidadãos, porém, ainda muito distante estamos, da implementação das adaptações, disponibilidade dos suportes e planejamento de ações que garantam o acesso imediato de todas as pessoas aos recursos em comunidade, tenham elas deficiência ou não.
A inclusão social hoje, é um projeto que está aos poucos sendo construído por todos nós seres humanos, necessitando de muito planejamento, experimentação, para garantir o acesso das pessoas com deficiências do local e de outras comunidades aos recursos e serviços nelas disponíveis. Precisamos nos envolver efetiva e coletivamente, em busca de um país mais humano, para derrubar as barreiras físicas, sociais, psicológicas e instrumentais que impede estas pessoas de circular no espaço comum, só assim esta inclusão passará para além das leis.
É necessário que todos nós tenhamos respeito por estas pessoas que assim como nós buscam um lugar ao sol, só assim teremos uma sociedade democrática e igualitária para todos. Apesar da existência de leis que defendam a educação inclusiva, pouca coisa tem sido feita em relação a este assunto. Para que aconteça a inclusão social é preciso que o poder público, comunidade, pais e escola se mobilizem para essa importante reflexão a favor dos portadores de necessidades especiais, para que possam participar em igualdade de oportunidades na escola e na sociedade em que estão inseridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário