quarta-feira, 6 de maio de 2009

AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

Através do desenvolvimento desta disciplina de TICs, percebi que é grande a necessidade de estarmos em constante formação, para que nós profissionais estejamos capacitados para enfrentar as mudanças tecnológicas que vem ocorrendo, e preparar nossos alunos para esta nova concepção de educação e sociedade que se formam. Nosso papel como educadores é incentivar a aprendizagem e o pensamento. Hoje um novo perfil de educador está delineado, cujo êxito depende da sua capacidade de conseguir resolver problemas, práticos, integrando-se assim o conhecimento e a técnica.
O uso das TICs em sala de aula possibilita a construção da cidadania e da emancipação do indivíduo, mas para que isso ocorra nós professores precisamos estar em preparados para ajudar desenvolver essas habilidades nos nossos alunos. Também é de fundamental importância, avaliarmos os pontos positivos e negativos do uso dessas tecnologias em nossas aulas; a tecnologia precisa ser entendida e usada como criação e potencialidade, no contexto educacional, porém se não possuirmos habilidades para explorar e usar esse recurso corretamente, nada adiantará.
Muitas de nossas escolas ainda não possuem computadores e não tem acesso à internet, as que contam com esse recurso tecnológico, ainda enfrentam a resistência por parte dos profissionais, que muitas vezes não possuem conhecimentos e habilidades para trabalhar com essas tecnologias e o mundo digital. Só conseguiremos superar esse desafio da formação dos alunos, nesta sociedade informatizada, se estivermos preparados para lidar com os recursos tecnológicos disponíveis, de maneira crítica e construtiva.
Acredito que a disciplina de TICs, do curso de Pedagogia da UFSM, está nos dando a oportunidade para o estudo e a prática sobre as mídias, a produção social de comunicação escolar e o desenvolvimento da comunicação cultural de várias mídias; pois desde o início deste curso, as disciplinas foram integradas com à sua prática, nos possibilitando a busca de soluções de problemas com apoio da teoria.Este curso tem me ajudado superar minhas dificuldades e meus medos em lidar com essa nova forma de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário