quarta-feira, 13 de maio de 2009

Concepção de Durkheim acerca da Sociologia

Os fatos sociais identificam-se com modos de pensar, de agir e de sentir, exteriores a nós e que a sociedade nos impõe; são coisas sociais e não materiais; conforme Durkhen, é o “estado da alma coletiva”, e independem da consciência individual e suas peculiaridades. Para ele a Sociologia é o “método de estudo dos fatos sociais”, ou então, “todas as crenças e todos os modos de conduta instituídos pela coletividade.
Para Durkhen, o que diferencia a Sociologia de outras ciências é o seu objeto de pesquisa, o fato social, que é produzido pela vida em sociedade dos indivíduos humanos. Para que ocorram esses fatos, é preciso a associação dos indivíduos. Os fatos sociais se originam na coletividade e não na iniciativa de um ou de outro ser.
Nós vamos agir em geral conforme o modo como o fato social requer que nós ajamos. Isso fica visível em muitas formas habituais de comportamento impostas pela vida coletiva. Não cumprir com as exigências do fato social, já que esse fato é objetivo, encontra nele, uma forte resistência. Segundo o autor, o fato social pode ser modificado quando ele deixa de ser útil à sociedade que lhe deu origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário