segunda-feira, 8 de junho de 2009

Infância 2

A infância para muitas crianças é um período muito especial da vida, momento em que são protegidas e cuidadas, tempos de sonhos, em espaços de grandes descobertas, aprendizagens, de ir à escola, de brincadeiras... mas para muitas crianças a infância é sinônimo de trabalho, responsabilidades de adultos, cansaço, sofrimento, miséria... morte.
O Filme, A invenção da Infância nos mostra a triste realidade que muitas crianças enfrentam, sem nenhuma perspectiva para o futuro, trabalham de dia para poder se alimentar à noite, crianças que levam uma vida de adulto, com muitas responsabilidades, ocupam seu tempo para ajudar a família no sustento da casa, em espaços de trabalho perigoso. Não tendo tempo para se dedicarem ao estudo, mesmo sabendo que este é a chance de poderem deixar esta triste realidade em que vivem para sonhar e buscar melhores condições de vida, de um mundo melhor.
Enquanto algumas crianças têm acesso a diferentes recursos de tecnologias e informações dentro de suas próprias casas, outras vivem em condições precárias de sobrevivência.
Nós educadores temos a importante missão de promover a infância, precisamos repensar nossas práticas educativas, tornando a escola um espaço onde as crianças possam desenvolver suas habilidades e capacidades, podendo assim sonhar com um futuro mais digno, transformando-se em adultos críticos, com opiniões próprias, capazes de conhecer a si mesmos, conseguindo solucionar problemas e acima de tudo sendo pessoas mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário