segunda-feira, 8 de junho de 2009

Infância 2

A infância para muitas crianças é um período muito especial da vida, momento em que são protegidas e cuidadas, tempos de sonhos, em espaços de grandes descobertas, aprendizagens, de ir à escola, de brincadeiras... mas para muitas crianças a infância é sinônimo de trabalho, responsabilidades de adultos, cansaço, sofrimento, miséria... morte.
O Filme, A invenção da Infância nos mostra a triste realidade que muitas crianças enfrentam, sem nenhuma perspectiva para o futuro, trabalham de dia para poder se alimentar à noite, crianças que levam uma vida de adulto, com muitas responsabilidades, ocupam seu tempo para ajudar a família no sustento da casa, em espaços de trabalho perigoso. Não tendo tempo para se dedicarem ao estudo, mesmo sabendo que este é a chance de poderem deixar esta triste realidade em que vivem para sonhar e buscar melhores condições de vida, de um mundo melhor.
Enquanto algumas crianças têm acesso a diferentes recursos de tecnologias e informações dentro de suas próprias casas, outras vivem em condições precárias de sobrevivência.
Nós educadores temos a importante missão de promover a infância, precisamos repensar nossas práticas educativas, tornando a escola um espaço onde as crianças possam desenvolver suas habilidades e capacidades, podendo assim sonhar com um futuro mais digno, transformando-se em adultos críticos, com opiniões próprias, capazes de conhecer a si mesmos, conseguindo solucionar problemas e acima de tudo sendo pessoas mais felizes.

Infância

Infância é o período etário compreendido entre o nascimento e a puberdade. Cobre, portanto, todo o desenvolvimento da personalidade. A grande variação de conduta ao longo da infância motivou a distinção em fases. Classicamente, distinguem-se a primeira infância, que compreende os dois primeiros anos de vida; a segunda infância, do terceiro ao sexto ano; e a terceira, do sétimo ano ao início da puberdade.
Os padrões de comportamento de cada idade, e também as diferenças individuais, resultam de dois processos básicos e complexos. O primeiro é o desenvolvimento e amadurecimento do potencial genético, por meio de transformações neurofisiológicas e bioquímicas. O segundo é de ordem cultural e cria condições favoráveis ou não para a explicitação do primeiro. As mudanças estruturais que se operam na integração social são possíveis graças à aprendizagem. Distinguem-se três áreas na conduta infantil: a físico-motora, a cognitiva e a pessoal-social.


FONTE: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080927080033AAMFl8e

domingo, 7 de junho de 2009

Educação

A educação é um processo através do qual, indivíduos adquirem e buscam o domínio e a compreensão de certos conhecimentos, considerados relevantes para eles.
Segundo o dicionário Aurélio, “a educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano, visando à sua melhor integração individual e social”.
A educação deve ser contínua e faz com que o indivíduo faça novas descobertas e busque novas formas de solucionar seus problemas.

Maturacionismo

Segundo o Maturacionismo, o que contribui para o processo de desenvolvimento da criança são os fatores inatos (a herança herdada), O desenvolvimento ocorre por influências de processos internos de maturação do organismo, determinados por fatores genéticos e biológicos. A criança ia se desenvolvendo conforme seu crescimento e a sua maturação se dá, de acordo com a idade e sob influência da hereditariedade. Até se admitia a influência ambiental, mas isto era considerado irrelevante. Cada criança já nasce com um esquema de desenvolvimento pronto, determinado por fatores internos, cada ser humano é único, e é necessário trabalhar a individualidade de cada um, em cada nível de maturidade .
Penso que toda criança já nasce com certas potencialidades já formadas e que vão se desenvolvendo dependendo do ambiente social e o meio cultural em que ela interage. A educação e a aprendizagem dependem muito do contexto no qual cada indivíduo está inserido.