quarta-feira, 22 de abril de 2009


Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.

educação

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar."
José Arthur Giannotti

terça-feira, 21 de abril de 2009

Bem vindo!

Pensamento

" O futuro das organizações e das nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente."Peter Senge

Os novos rumos das aulas tradicionais após a advento da internet

Após a leitura do texto sugerido como material de apoio: “Os novos rumos das aulas tradicionais após o advento da internet”, concluí que precisamos repensar em qual a melhor forma de ensinar e aprender, estamos vivendo a Era da Informação, a educação está tomando novos rumos, temos o computador e a internet como ferramenta de apoio e fonte de pesquisas para incrementar nossas aulas, considerando que isso permite a troca instantânea de informações.
A internet tornou-se um recurso muito importante, pois o aluno torna-se responsável pela própria aprendizagem, desenvolvendo-a de forma colaborativa através do intercâmbio de informações. Nesse processo de aprendizagem o professor passa a assumir uma nova função, a de orientador da pesquisa e facilitador da aprendizagem; ele deixa de monopolizar os debates, uma vez que não é mais o único detentor do conhecimento.

O computador como recurso tecnológico no processo ensino-aprendizagem

Muitas escolas ainda não contam com laboratórios de informática e internet, a maioria dos professores ainda não tem acesso a esse tipo de recurso que torna a aprendizagem mais dinâmica, prazerosa e criativa. Nós professores não fomos preparados para lidar com essa tecnologia em sala de aula mas estamos correndo atrás do tempo perdido para nos aperfeiçoar e dominar essa área digital, caso contrário vamos ficar para trás, poi nossos alunos desenvolvem com muita rapidez essa habilidade em lidar com a tecnologia.
As crianças estão cada vez mais cedo tendo acesso a esse mundo diversificado de tecnologias e informações, e se nós educadores não acompanharmos essa evolução com certeza não conseguiremos motivar os nossos alunos dentro da sala de aula, pois eles são curiosos e querem cada vez mais.
O curso de Pedagogia EAD está nos proporcinando adquirir maior habilidade para lidar com esse mundo digital, pois no decorrer das atividades precisamos desenvolver tarefas que exigem o dominio de certos recursos do computador e internet que até então não eram explorados por nós.

sábado, 18 de abril de 2009

tempo e espaço 2

Relembrando o passado, principalmente minha infância e vida escolar, me dei conta de que o tempo passou, tudo mudou, mas as recordações permanecem guardadas na memória; os espaços onde tudo aconteceu ainda continuam lá, servindo de cenário para novos acontecimentos, para novas experiências de vida.
Usamos o tempo para determinar o antes e o depois com a ajuda de relógios e calendários; o sol, a lua, o dia e a noite são responsáveis pela marcação do tempo. O homem com o passar dos anos foi dominando o mundo e se apoderando dos processos de medição do tempo e, assim tornou-se um prisioneiro do mesmo.

Estamos sempre nos preocupando e correndo atrás do relógio, foi-se o tempo de infância, das brincadeiras de roda com nossas professoras da educação infantil, da pracinha na escola conforme nos mostraram nossos colegas em seus desenhos. Hoje nos perguntamos todo momento: Que horas são? Que dia é hoje? O que tenho pra fazer agora?

Que saudade da infância e das vivências das séries iniciais onde não víamos o tempo passar...

domingo, 12 de abril de 2009

Tempo e espaço


O conceito de tempo está intimamente ligado à noção de movimento. Não é à toa que todos os inventos para se medir o tempo se baseiam em algum tipo de movimento como o dos ponteiros ou pêndulo de um relógio, da areia na ampulheta, da água na clepsidra (relógios rudimentares no qual o nível de água num recipiente ia baixando continuamente indicando a passagem do tempo), da sombra de um gnômon (relógio de sol) etc. O movimento, por sua vez, está intimamente relacionado à noção de espaço (algo se movimenta quando ocupa posições diferentes no espaço). Percebe-se, então, que não se pode conceber o tempo ou espaço como entidades isoladas e que, portanto, tempo e espaço formam um conceito integrado da Física.

cultura e educação

Compreendo que a cultura e a educação caminham sempre juntas pois a cultura é o comportamento,o modo de ser,de agir de pensar e se organizar,são os valores que caracterizam uma comunidade específica e faz com que ela consiga se adaptar em uma determinada sociedade;é a evolução dos processos educativos da mesma;já a educação é uma forma de intervenção no mundo ela consegue modificar este pensar,compreender e agir do homem ela tem o papel de promover mudanças que venham a facilitar o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade onde ele está inserido.

sábado, 11 de abril de 2009

Meu bebê


Este é meu filhotinho PEDRO HENRIQUE.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Estou muito preocupada,ontem meu filho de 2 anos deu alta do hospital, ficamos internados com ele desde domingo e hoje ele acordou com febre e vômito, está com pneomonia, ainda não se recuperou.Estou criando meu blog agora para concluir minha atividade da facu; mais tarde volto para o hospital com ele...ficamos por lá não sei até quando!Filhos!!!Temos que priorizar.

Minha primeira postagem

Esta é minha primeira postagem na internet,estou criando o meu blog que é uma atividade da disciplina de TICs do Curso de Pedagogia EAD da UFSM do pólo de Sobradinho.